HOME
O TEKOA
• Selos de Qualidade
• Sara Pain e o Tekoa
• Visca e o Tekoa
• Epistema e o Tekoa
A EQUIPE
AGENDA
ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
• Atendimento Social
FORMAÇÃO
• Outros
EVENTOS
• Saraus
TEKOA EM VÍDEO
PESQUISAS
MATERIAL ESPECIALIZADO
PSICOPEDAGOGIA COMUNITÁRIA
• Pense nisso
PARCEIROS
CONTATOS



Associe-se à













EQUIPE

Minha Ligação com o Tekoa

Aqui a equipe do Tekoa abre o seu coração para falar
um pouco da sua ligação com a Instituição


O "Grupo Tekoa" foi assim batizado em 1999 quando optamos por ampliar os nossos atendimentos sociais. A idéia norteadora do grupo era poder prestar serviço a uma população menos favorecida mantendo a mesma qualidade de nossos atendimentos. Sendo o Tekoa um centro de estudos e uma escola de psicopedagogia, percebemos que com os projetos sociais poderíamos aprofundar nossas pesquisas sobre os processos de aprender, seus contextos e produtos, já que tínhamos acesso a uma clientela bastante eclética. Também os projetos sociais nos tem permitido aprimorar a formação e a reciclagem de profissionais, devido aos estágios supervisionados e a psicopedagogia didática.

Nesses anos de convivência operativa, o Tekoa foi se institucionalizando e ficou "maior" que os projetos sociais, realimentando nossa equipe com novo vigor.

 



Andréa Mazzaro Almeida da Silva Santos
Busquei o Tekoa para atualização e apoio em minha trajetória profissional.
Encontrei, nesta instituição, novos aprendizados, trocas de ideias e parcerias que proporcionaram grande crescimento e amadurecimento profissional. Pude atestar que o Tekoa é um efetivo espaço de estudos, com profissionais sérios e com uma ótima infraestrutura técnica, onde há o respeito pela singularidade de cada um.
Em paralelo com as metas institucionais de resultados estabelecidas, de evolução do Conhecimento, de agregação de valores através de estudos, pesquisas e grupos operativos, de elaboração de bons diagnósticos e encaminhamentos, existe um cenário em que profissionais, alunos e clientes são vistos como únicos e respeitados dentro de suas necessidades e contextos individuais.
Convidada, senti-me honrada por fazer parte da equipe efetiva, porque minhas convicções pessoais vão ao encontro de tudo isso que conheci no Tekoa: que cada pessoa seja vista com suas características únicas, seus contextos únicos, seus sofrimentos e alegrias únicos, facilidades e dificuldades únicas, ou seja, em toda a sua singularidade, para que se chegue ao resultado final de sua inclusão, com sucesso, nos diversos processos de ensino e aprendizagem, de muitos tipos, com os quais nos deparamos ao longo da Vida.


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cíntia de Oliveira Duarte
Minha relação com o Tekoa surgiu a partir de uma necessidade pessoal de aprofundar meus conhecimentos na área da psicopedagogia. No final de um período de atendimento clínico, acompanhamento de trabalhos comunitários, grupos operativos e atualização nos cursos, percebi que o Tekoa permitiu muito mais do que um aprofundamento dos meus conhecimentos, mas a ressignificação dos mesmos, além da paixão ainda maior por uma área que já possuía formação.
Trabalhar na área da aprendizagem foi sempre um grande estímulo e desafio para mim. Acredito que o conceito de aprendizagem é muito complexo porque envolve a interação de diversos fatores e processos. Estamos sempre aprendendo, intencionalmente ou não, ao longo de toda a nossa vida. A aprendizagem também não é apenas uma simples transição da ignorância ao saber, sem resistências e sem conflitos. Trata-se de um fenômeno a partir do qual um sujeito, através de uma ação cognitiva, motora e afetiva, mediada pelo meio onde está inserido, toma para si uma nova forma de conduta, transforma o que assimilou em conhecimento, hábitos e atitudes novas.
Em algum período da vida podem surgir obstáculos que geram a paralisação parcial ou geral deste processo. Neste momento, surge o campo de atuação da psicopedagogia para buscar um possível diagnóstico e tratamento permitindo assim, que o sujeito continue avançando naturalmente e desenvolvendo – se em todos os seus aspectos. Transparência, acolhimento ao cliente e sua família aliados ao comprometimento profissional são a essência do atendimento psicopedagógico dos profissionais que atendem no Tekoa.
Sinto – me, muito realizada por iniciar minhas atividades na equipe efetiva desta instituição séria e comprometida em estudar, pesquisar, atender e entender os processos que envolvem a aprendizagem e os distúrbios que podem surgir ao longo desse caminho.


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gabriella Araujo da Nova Brandão
Logo que entrei para a pedagogia comecei a buscar uma formação em psicopedagogia e encontrei o TEKOA, em 2014. Logo no primeiro encontro me encantei com a maneira como as pessoas são recebidas. Me senti muito acolhida, mesmo tendo a economia como primeira formação. O TEKOA é um espaço em que a aprendizagem é tratada com muito cuidado e o principal objetivo é a capacitação de novos profissionais de acordo com os princípios da instituição. Hoje estou no processo final de formação, faltando a monografia e fiquei muito feliz com a minha formação e satisfeita em fazer parte da equipe do TEKOA.


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gisele Holanda Noel
Desde muito pequena sempre tive a certeza dos caminhos que iria trilhar profissionalmente.Terminei o Ensino Médio já formada em professora e, de lá para cá, nunca mais parei.Ensinar é uma paixão.Mas quem ensina também aprende. E nesse movimento contínuo de buscas e reflexões fui me construindo e constituindo até encontrar o TEKOA em 2010. Havia um antigo desejo por algo a mais: a formação em Psicopedagogia; e num espaço onde há um cuidado com a aprendizagem, que primeiro passa pelo corpo, por nós enquanto sujeitos, em rodas de discussões e análises com articulações no construtivismo e na psicanálise. Sinto que cada vez mais vou me sedimentando enquanto a profissional que sempre almejei ser.


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Maria Luiza Oliveira Castro de Leão
“O TEKOA É, PARA MIM, REALIZAÇÃO. Constitui a síntese de um processo que começou há muito tempo... Desde que me conheço por gente brinco de "ensinagem" dos modos mais divertidos, no sentido da experimentação e utilização do corpo. Aos nove anos, já tinha minha escolinha onde pude introduzir irmãos, primos e vizinhos no processo de alfabetização.
O Tekoa é antes de tudo uma escola de psicopedagogia e tem uma forma própria de atuar. Nossa intervenção apóia-se numa investigação que envolve desde o corpo como recurso e objeto de aprendizagem, passando pelo sujeito do desejo, pelo sujeito do conhecimento, indo até o conhecimento, propriamente dito, em sua história, função e transmissão. Assim, procuramos aprofundar a reflexão do ato de aprender em seus aspectos subjetivos (simbólico e lógico), e em seus aspectos objetivos, o estudo dos conhecimentos, privilegiando as articulações.
O Tekoa é, para mim, uma obra de arte que não pára de se recriar. As pessoas (tanto os profissionais como os clientes) têm, nesse centro de aprendizagem, um espaço para procurarem-se na tarefa e no aprender. Aqui as composições vão se constituindo de forma orgânica onde o desejo é elemento fundamental desse processo que tem seus alicerces em um enquadramento firmee um pensamento bem fundamentado em pesquisas teóricas e práticas constantes."


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marlene Dias Pinto
E foi aqui, neste espaço, que encontrei a oportunidade de compartilhar as minhas experiências e meus saberes, ora como docente, ora como pesquisadora. O Tekoa é uma imensa sala de aula onde aluno e professor interagem incessantemente, tendo como objeto focal o fenômeno da aprendizagem. Estas são razões objetivas para que eu me sinta feliz e realizada por aqui estar.

Desde o início da minha vida como professora recém saída do antigo Instituto de Educação, todos os meus passos foram trilhados para esse encontro perene com a área pedagógica. Aprendendo e reaprendendo teorias, o legado científico de Sara Pain tem alimentado a minha constante busca na compreensão dos saberes da psicopedagogia.


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Patricia Marchesano Diniz Saraiva
A minha relação com o Tekoa teve início em março de 2016 quando procurei a instituição para realizar o estágio supervisionado em atendimento psicopedagógico na área clínica. Desde a entrevista com a Maria Luiza (fundadora e diretora do Tekoa) para o meu ingresso no estágio, percebi que estava em um espaço que marcaria a minha trajetória profissional pois a identificação com a fundamentação teórica, o que embasa a prática clínica do Tekoa, foi imediata. A confirmação disto, vem a cada laço que percebo estabelecer com a Instituição.


voltar...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sandra Elizabeth Mendes Rocha
Minha ligação com o Tekoa foi muito marcante desde o início. Já trabalhava na área de educação quando recebi um laudo de uma escola em que minha filha estudava, a respeito do seu aproveitamento. Sei exatamente o que sentem os pais quando se deparam com uma informação negativa a respeito de seu filho. É por isso que priorizo essa relação pois acho que ela deve ser muito bem fundamentada e cautelosa. Um rótulo pode ser extremamente rígido uma vez que todo indivíduo está em constante transformação. Senti nessa época a necessidade de fazer psicopedagogia e a linha do Tekoa estava de acordo com minha "filosofia" e só veio somar a tudo que sentia. Aqui neste espaço de troca, consigo me aprimorar e demonstrar aquilo que acredito.
Meu intuito é sempre atender crianças, pais e a instituição com toda a atenção e respeito que merecem.
ACREDITO NO ATENDIMENTO COM ACOLHIMENTO, AMOR E CUIDADO.
Creio que as coisas funcionam tão somente deste jeito, com este grau de entrega e dedicação. Tenho uma postura muito clara de aproximação e acho que fortalecer a auto-estima e o desejo de aprender que todo ser humano carrega, faz muito bem ao indivíduo . Às vezes a criança pára de ter essa vontade de aprender por questões emocionais ou cognitivas, não importa, mas é nesse momento que ela necessita de um apoio para poder enfrentar tais situações e dificuldades ,inclusive um prazer que muitas vezes ela não conhece na arte de aprender.
A minha atividade engloba também um projeto social, que tem por finalidade atender a população carente das escolas municipais que não dispõe de recursos próprios para custear tal atendimento terapeutico.


voltar...

 

 

TEKOA EM VÍDEO





Aconteceu dia 10/11/16
VII Sarau de produções poéticas



Aconteceu dia 20/09/14
VI Sarau de produções poéticas



Aconteceu dia 16/04/11
V Sarau de produções poéticas



Aconteceu dias 13 e 14/05/11
Abertura e Jornada 1 dos eventos comemorativos dos 15 anos do Tekoa.



Aconteceu dia 07/01/11
Roda de Conversa VIII: Casa de Dona Marina
Roda de narrativa com Sr. Carlinhos.



Aconteceu dia 06/01/11
Roda de Conversa VII: 40º Encontro de Folia de Reis de Valença, RJ.



Aconteceu dia 12/12/10
Roda de Conversa VI: Conversa com Sr. Devanir
Conhecimentos abordados: ervas medicinais, medicina alternativa e curandeirismo.



Aconteceu dia 11/12/10
Roda de Conversa V: Casa de Dona Marina.



Aconteceu dia 23/10/10
Projeto “Circulando Memória” - “Roda de Conversa IV”



Aconteceu dia 15/05/10
IV Sarau de produçôes poéticas


Veja outros vídeos



TEKOA - Centro de Estudos da Aprendizagem