No sábado, dia 07 de novembro, o Tekoa realizou seu tradicional Encontro Institucional anual, em sua 15ª edição, dessa vez, no formato on-line!
Dividido em duas partes, uma para a equipe interna, outra parte para receber participantes externos, o momento foi muito enriquecedor e de grande aprendizado para o grupo!
Coordenação geral: Maria Luiza Leão
Coordenação da jornada: Andrea Mazzaro
Coordenação do chat: Gisele Guimarães
Participantes da equipe efetiva: Ana Cristina Ramos, Andrea Mazzaro, Fátima Pinto, Gisele Guimarães, Karina Lira, Maria Luiza Leão, Patricia Marchesano e Sandra Elizabeth.
PROGRAMA DO EVENTO
10:00. Entrada
10:10 às 10:20 (10 min) Abertura do encontro: Maria Luiza Leão e Andrea Mazzaro
1a parte. NUMA DIMENSÃO MAIS CONCRETA
10:20 às 11:10 (50 min) Dinâmica com as equipes do Tekoa:
Brincando com a Matemática. O que é matemática, Curiosidades e sentimentos
11:15 à 11:20 (5 min) Intervalo
2ª parte. NUMA DIMENSÃO MAIS CONCEITUAL
11:20 às 12:10 ( 50 min) Palestra: “O pensamento lógico-matemático do aprendente”. Maria Luiza Leão e equipe
12:10 às 13:00 (50 min) Almoço
13:00 às 13: 40 (40 min) Continuação da palestra: “A articulação entre o intelecto e o desejo e os sintomas de aprendizagem”. Maria Luiza Leão e equipe
13:40 às 13:50 (10 min) Intervalo
13:50 às 14:50 (1 hora) Mesa redonda: “A contaminação das operações lógicas. Casos clínicos”. Ana C. Ramos, Patricia Marchesano, Gisele Guimarães e Karina Lira.
14:50 às 15:20 (30 min) Dialogando com o público: Questões, dúvidas e perguntas. Coordenação Gisele Guimarães
15:20 à 15: 30 (10 min) Fechamento
Pós- Jornada. Via WhatsApp. Avaliação da jornada: O que aprendi hoje. O que desejo ainda aprender. Comentários.
Comentários das participantes:
Viviane Trindade
Em primeiro lugar, achei a equipe com um discurso bem sólido e consistente acerca desta área de psicopedagogia. ????????
No outro encontro fiquei muito perdida, as nomenclaturas não faziam parte da minha rotina de leitura????
No evento de hoje as falas já soaram familiar, e já consegui fazer relações com o que foi dito.
Acredito que mais encontros e mais leituras neste campo conceitual, me trarão um pouco mais de conhecimento nesta área.
Tenho percebido nestes dois encontros como é deve se profundo atuar como psicopedagoga e como um “cursinho 1x por semana por 1 ano” não tem como dar conta de todas as demandas nesta área .
O Tekoa foi indicado por uma ex psicopedagoga do meu filho, nunca tinha ouvido falar… muito satisfeita pela base teórica. Valorizo muito isto!!
As apresentações foram bem esclarecedoras e o Power Pont utilizado ajudou bastante na compreensão.
Até a próxima ????
Jacqueline Reis
Aprendi que a Matemática é praticamente divina e está dentro de cada elemento. Aprendi a ver um vidro de azeite, um caminhão de lixo, um subir e descer de escadas e um guarda-chuva de frevo por ângulos que nunca poderia imaginar! E aprendi que isso é psicopedagogia preventiva, instigar, abrir espaço, nutrir.
Desejo ainda aprender mais a fundo sobre os distúrbios de aprendizagem e seria ótimo se tivessem encontros específicos sobre cada um, como dislexia, discalculia, disgrafia…com trocas sobre casos clínicos como se deu hoje.
Obrigada a todas pelo encontro e por abrir esse espaço de saber e troca entre vocês para nós.
Até o próximo! ????
Patricia Marchesano
O Encontro Institucional desde sua elaboração me trouxe um sentimento de encantamento, com trocas importantes, descobertas e a possibilidade de construir um novo olhar na minha relação com a matemática, um olhar de uma matemática que pode ser inspiradora. Um momento para novas reflexões e contribuições.????????
Isabel Barbieri
???? Fico entusiasmada de ver um grupo tão potente! Aprendi muito! Em mim ficou o desejo de aprender mais sobre o papel da família e sobre a Noologia Estruturalista. Espero que em breve possa estudar com vocês! Gratidão sempre!✨????????✨
Karina Lira
Foi muito gratificante e prazeroso elaborar junto à equipe esse tema tão instigante sobre a Matemática em nosso XV Encotro Institucional e receber Isabel, Jacqueline, Margot, Teresa e Viviane???? Reflexões, curiosidades, saberes e ignorâncias fazem mesmo parte da aprendizagem e nos impulsionam a prosseguir trocando opiniões e experiências.
Margot Coutinho
O encontro foi muito prazeroso, com atividades criativas e trocas de experiências bastantes esclarecedoras.
Ficou um gostinho de quero mais e mais. Muito obrigada pela oportunidade de participar junto a uma equipe competente e harmônica ????
Andrea Mazzaro
Foi muito bom passar uma parte do sábado com vocês aprendendo coisas novas, refletindo sobre outras, dialogando com pessoas novas. Gosto muito da participação de pessoas que não são da equipe, porque trazem uma perspectiva diferente daquela que já estamos habituadas. Os questionamentos são sempre muito ricos e crescemos muito com eles. Equipe querida, é sempre muito bom estar com vocês. Isabel, Jaqueline, Margot, Tereza e Viviane muito obrigada por compartilhar o tempo de vocês conosco. Foi um prazer e espero revê-las em breve. Beijo carinhoso, Andréa.????
Fatima Pinto
Cada encontro várias aprendizagens e compartilhamentos de ideias. Ontem foi mais um dia. Um dia oportunidades para refletir sobre a matemática e objetos matematizáveis.
Mas não foi só isso, foi um momento prazeroso e instigante, deixando gostinho de quero mais.
Obrigada Tekoa, gosto de estar e aprender com todas do grupo. ????????
Sandra Elizabeth
Adorei nossa ” aventura de pensar”!! Fiquei com gostinho de aprofundar esses objetos matemáticos que tanto nos assombra e encanta!! Parabéns pelas exposições, meninas!! Foi com prazer e orgulho dividir esse sábado de conhecimentos !! Um grande beijo!!????
Teresa de Cicco
Foi interessante escutá-las tentando transmitir o que é a matemática – ciência que codifica o pensamento lógico-conceitual – e relembrar que se trata de uma disciplina que não se reduz ao universo escolar, já que nos servimos dela em diversas experiências do cotidiano.
Uma participante sinalizou que tal campo não se restringe aos números, como creem alguns alunos, quando perguntados sobre o que é a matemática. O número, pelo que entendi, é apenas um signo, um elemento que permite operar este conhecimento.
Imagino que seja um super desafio colocar em prática um projeto que transmita nas escolas uma matemática viva, do dia-a-dia, tendo que levar em conta o tempo reduzido, o cronograma e a necessidade de avaliações escolares.
É desafiador, mas é possível desenvolver tais projetos?
Eu gostei muito também de ouvir os casos que testemunham como que os processos de aprendizagem podem ser sintomatizados. É o retorno do recalcado vivificado na aprendizagem. Impressionante. E como foi salientado, a importância de poder discriminar o que é, de fato, um sintoma, de outras manifestações subjetivas que repercutem na aprendizagem sem que sejam propriamente uma formação sintomática.
Sobre temas de interesse, me pergunto se o declínio da tradição, dos ideais e das instituições – fenômeno que acompanhamos nos dias atuais – produzem efeitos nos processos de aprendizagem e/ou na relação dos estudantes com a escola.
Encontro frutífero! Um abraço!
Gisele Guimarães
Neste encontro aprendi a observar a matemática sob diversos ângulos, principalmente, em seu assombro e encantamento. Que delícia aprender sobre a sequência de Fibonacci e os números de ouro! Como foi provocador a tentativa de descobrir a matemática em objetos tão “inusitados”. Será um desafio a partir de agora instigar tal olhar em meus alunos e pacientes! Foi muito prazeroso as trocas e questionamentos colocados em nosso encontro. Um momento de desconstrução e construção de novas aprendizagens.
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