7 de abril de 2022

TEKOA RURAL I: “Uma Imersão na Psicopedagogia do Tekoa” . 2022

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Nos dia 2 e 3 de abril de 2022, inaugurou-se o TEKOA RURAL, espaço privilegiado para workshops.

Realizamos o primeiro evento: “UMA IMERSÃO NA PSICOPEDAGOGIA DO TEKOA“, com integrantes da Equipe Efetiva e de pesquisa da instituição.

No contexto da Chácara Maria Rosa, em Valença, Rio de Janeiro, as participantes vivenciaram atividades e experiências, num mergulho na teoria e na prática da psicopedagogia do Tekoa.

Uma bela experiência de aprendizagem coletiva que deve ser replicada em breve!

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COMENTÁRIOS DAS PARTICIPANTES

Karina Lira 

A experiência vivenciada foi muito feliz, começando pela concretização do evento e pelo desejo das participantes de imersão na Psicopedagogia para ampliar o entendimento e fortalecer os laços da equipe. 

As modalidades de aprendizagem foram visitadas e discutidas repercutindo em nosso ECRO.

Abrimos o evento de uma forma orgânica, estudamos e trocamos opiniões sobre casos clínicos tecendo impressões.

Foi ótimo!

Patrícia M. D. Saraiva 

Neste evento tive a oportunidade de ampliar o meu conhecimento quanto à fundamentação teórica do Tekoa, sobre o conceito de turbulência, elementos-não e demais conceitos que fazem parte da noologia estruturalista. No que se refere ao grupo, é um prazer poder estreitar os laços com colegas, amigas enfim com quem a gente se identifica no discurso e na prática e se reconhecer em um grupo, com suas singularidades, claro, mas se reconhecer no espaço do Tekoa. Tudo isso representa um crescimento tanto pessoal e profissional além de entrar em contato com a natureza e aprender com essa experiência na prática.

Gisele Noel

O que aprendi:

Construção orgânica do tempo e ritmo do grupo – lúdico corporal – alegria de estarmos juntos – reconexão.

Reflexo e tomada de consciência sobre minhas modalidades de aprendizagem no que diz respeito a minha localização espacial.

Análise da ECRO das minhas colegas e grupal sobre seu funcionamento.

Retomada e Aprofundamento de conceitos dentro do postulado da noologia estruturalista.

Aspectos lógicos do jogo “fantasminha”.

As contaminações dramáticas que foram emprestadas para analisar as condutas lógicas e práticas da minha cliente (caso clínico).

Fim de semana de “digestão” de alimentos para o corpo (comilança), mente (cognitivo) e alma (espaço, natureza).

Marta Dias

O profissional psicopedagogo precisa aprender sobre seu funcionamento e modelo de aprendizagem para que, lidando com sua subjetividade possa ampliar a escuta do sujeito com o qual lida na clínica.

Estar em grupo é aprender a lidar consigo mesmo e com os atravessamentos que surgem nas tarefas do grupo e o papel que cada sujeito assume.

Aprendi a identificar os modos e tempos de funcionamento do grupo e individualmente aprendi sobre mim e o que a clínica representa na minha formação.  

Acredito que esse tempo fortalece o grupo e fortalece o Tekoa. Perceber-se enquanto participante de um grupo movido pelo desejo de estudar e atuar na clínica renovou e atualizou o que me move. 

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