30 de outubro de 2021

Jornada Comemorativa dos 25 anos do Tekoa. 2021

[kc_row use_container=”yes” _id=”602906″][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”95467″][kc_column_text _id=”996284″]

Em 30 de outubro de 2021, realizamos na sede do Tekoa, após dois anos sem eventos presenciais, a nossa JORNADA COMEMORATIVA DOS 25 ANOS da nossa instituição. Uma manhã riquíssima de contribuições teóricas e práticas para nossa equipe, para psicopedagogas parceiras e também para as demais participantes!

Recebemos presencialmente integrantes de nossa equipe efetiva e virtualmente compareceram as psicopedagogas convidadas, como Maria Apparecida Mamede e Maria Luiza Teixeira. As demais participantes compareceram também de forma virtual.

Agradecemos a todas pela participação… E que venham os próximos 25 anos! ????????

O VÍDEO DO EVENTO está disponível na AKADÉMIA para aquisição avulsa. Clique aqui!
www.akademia.fabricatekoa.com

[/kc_column_text][/kc_column][/kc_row][kc_row use_container=”yes” _id=”50116″][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”489580″][kc_image_gallery columns=”5″ image_size=”medium” alt_text=”__empty__” _id=”171961″ images=”5067,5068,5069,5070,5066″ type=”grid” click_action=”lightbox”][/kc_column][/kc_row][kc_row use_container=”yes” _id=”252286″][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”967555″][kc_column_text _id=”385722″]

PROGRAMA COMPLETO:

– ABERTURA. Boas vindas com um vídeo de Sara Pain. Andrea Mazzaro, coordenadora do evento

– COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 1. AVANÇOS TEÓRICOS, ONTEM E HOJE. O GP-Tekoa (grupo de pesquisa). Nossa pesquisa experimental. A Turbulência. A Noologia Estruturalista e as Leis de contato interestrutural entre intelecção e desejo. Maria Luiza Leão

– DEPOIMENTO. A PSICOPEDAGOGIA ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Maria Apparecida Mamede Neves.

– DEPOIMENTO. A PSICOPEDAGOGIA ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Maria Alice Bampi.

– COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 2. HOJE E AMANHÃ. As leis de conservação e de transformação do sistema cognitivo. Novos esboços conceituais: O pensamento no ato e a polaridade. O pensamento no ato: estrutura e força / ação e reação. Maria Luiza Leão

– OFICINA. “Conversando sobre as técnicas projetivas psicopedagigicas ESPAÇO e MOVIMENTO FAMILIAR e ESPAÇO e MOVIMENTO no TRABALHO” Equipe Efetiva do Tekoa

– DEPOIMENTO. A PSICOPEDAGOGIA ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Maria Cecilia Almeida e Silva.

– DEPOIMENTO. A PSICOPEDAGOGIA ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Maria Luiza Teixeira

[/kc_column_text][kc_column_text _id=”706680″]

COMENTÁRIOS DAS PARTICIPANTES

Maria Vilma: Evento maravilhoso, muito conteúdo e emoção!!!Pura psicopedagogia!!!

Presença de vários ícones da Psicopedagogia!!  Maria Luiza sempre genial!!

Senti todo tempo a presença da grande Anna Lacombe, outro ícone da Psicopedagogia!!

OBRIGADA!!!

Lucia Helena Saavedra: Foi excelente esse evento! Maravilhoso!!!

Parabéns!!! Uma grande emoção ver Sara Pain!

Gabriella Brandão: Parabéns! Que evento maravilhoso. Emocionante.

Muito feliz em rever todas vocês!

Irles Braz: Maria Luiza e equipe,

Gratidão pela manhã tão especial, de tanta emoção e e de conhecimentos psicopedagógicos compartilhados.

Um evento marcante!!!!

Parabéns!!!

Viva o Tekoa!

 Iandara : Estou emocionada! Obrigada Maria Luiza. Muito carinho, amor e reconhecimento. Lembro da conferência que fez em Buenos Aires em um dos últimos seminários que Alice promovia. Foi sobre E a tática e Educação. Psicopedagogia dinâmica, como nos ensina Edith com base em Sara. Maravilha! Vcs são demais!

Karina Lira: Que bom ler as ponderações da Sara; mesmo a internet não tendo ajudado, fica esse registro maravilhoso que vem arrematar nosso encontro. ????

Muito bom rever as queridas professoras Irles e Katiana e refletir sobre os discursos proferidos com tanta propriedade.

Parabéns a todas ????????????????????

 

Ponderações de Sara Pain:

Sara Pain: Querida Maria Luiza,

Me disculpo por mi intervención intempestiva y muda.

Con mucho gusto escuché las ponencias a partir de las 14:30 aproximadamente, tuve el placer de ver/escuchar a Cida y a Maria Luiza Texeira, que saudade!, me hubiera gustado escuchar tambien las demandas de la juventud.

Si hubiera podido, hubiera intervenido sobre tres puntos:

1) “Por qué esta crianza no aprende?” La pregunta sugiere que hay efectivamente una causa y que esa causa está en el sujeto. El aprender y el no aprender son estructurantes de una forma de vivir que el sujeto no elige (nadie puede aprender de todo). El problema nuestro es descubrir como (y no por qué) el paciente aprendre (o no aprende)

2) La noción de intuición : hay “objetos” (sobre los cuales se puede operar logicamente (matemáticos, físicos, cósmicos)  y “objetos” sobre los cuales se puede solamente ejercer la intuición (religiosos, poéticos, astrológicos). Pero aun para la adquisición de conocimientos lógicos se necesita un momento intuitivo, sobre el cual operar mas ‘libremente’.  El momento intuitivo fundamental es a veces interrumpido por una enseñanza operativa impuesta que despoja al sujeto de su pasion de descubrimiento .

3) La familia (estructura y dinámica). El diseño de experimentación no tiene sentido si no ayuda a pensar de qué manera la estructura familiar influencia la estructura personal de cada uno de sus miembros. Y ese pensamiento tiene que responder a hipótesis previas y a definiciones claras de ‘familia’ y de ‘persona’ asi que a una tipologia que tenga en cuenta las diferentes dinámicas posibles entre sus miembros).

Agradezco mucho el homenaje final y espero que esta intervencion por mail me sirva de disculpa por los inconvenientes técnicos. Te ruego hacerla llegar a los interesados, si es posible.

Tus intervenciones y coordinacionas estuvieron impecables, te felicito.

Besísimo, sara

[/kc_column_text][/kc_column][/kc_row]

Cronologia