O Projeto Social “Prazeres de Aprender” iniciou-se no ano de 1999, com da demanda de uma professora de uma escola municipal responsável por uma turma de “aceleração”. Foi a partir deste trabalho, que se construiu um modelo de atendimento institucional e clínico voltado para as escolas públicas.
Nosso projeto conta com duas equipes: uma para atendimento institucional e outra para o atendimento clínico.
A intervenção institucional é dirigida à escola, enquanto um cliente que tem uma história, uma missão, um organograma, conflitos, orgulhos, etc.
De acordo com a demanda e as prioridades da escola, realizamos um diagnóstico a partir do qual podemos propor uma intervenção psicopedagógica sistemática.
Na intervenção clínica, realizamos um diagnóstico individual, no qual a família especialmente, mas também a escola, estão implicadas. Dependendo dos resultados, propomos um atendimento individual ou em grupo com uma orientação sistemática à família e à escola.
A psicopedagogia se ocupa do sujeito que aprende ou não-aprende em inter-relação com seu contexto familiar e escolar; sujeito esse (re)produtor de conhecimento.
A psicopedogogia se preocupa também com os contextos, produtos e recursos de aprendizagem. Assim, no caso das dificuldades de aprendizagem (contexto terapêutico), procuramos criar hipóteses de onde se encontram as “amarras” que resultam no não-aprender ou no não-conseguir ensinar. Neste empreendimento, procuramos mobilizar um trabalho em conjunto família / escola / sociedade.
No sentido preventivo, pensamos nas estruturas, recursos e metodologias para uma educação “saudável”.
Projeto Piloto
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NUMA CLASSE DE “ACELERAÇÃO” NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SANTA TERESA – RJ
NOME: “Prazeres de Aprender”
PERÍODO DE EXECUÇÃO: março a dezembro de 2000 (o projeto piloto)
APRESENTAÇÃO – ORIGEM DO PROJETO
O projeto surgiu a partir de um movimento da escola CEAT (Centro Educacional Anísio Teixeira-RJ) e do Grupo Tekoa (RJ) para ampliarem as suas intervenções sociais. Uma das professoras de CA do CEAT que também era… Saiba mais…
Projeto Apadrinhar
O Projeto Apadrinhar é um sub-produto do nosso Projeto Social “Prazeres de Aprender”. Surgiu para financiar, a um custo popular, o atendimento psicopedagógico de famílias e crianças que não têm como arcar com os custos desse atendimento tão necessário para àqueles que não conseguem avançar em suas aprendizagens.
O “apadrinhado” pode ser qualquer criança, adolescente ou adulto, que necessite de uma ajuda especializada ou que faça parte do nosso Projeto Social.
Para ser “padrinho” ou “madrinha, basta se apresentar para a família que estiver precisando, como uma pessoa interessada em “apadrinhar” o trabalho clínico necessário.
Saiba mais sobre a importância do “Apadrinhar”.