Karina Lira Scholdtmann d´Ávila

Professora e psicopedagoga formada pelo Tekoa. Membro da Equipe Efetiva desde outubro de 2018, membro do GP-Tekoa desde junho de 2019 e coordenadora do Núcleo de Materiais desde março de 2023.

Atua na área escolar como professora do ensino fundamental l há mais de dez anos. Formada em psicopedagogia no Tekoa, em atendimento psicopedagógico e pesquisa  em psicopedagogia.

Participa da triagem telefônica que visa direcionar os clientes para os tipos de atendimento psicopedagógicos oferecidos pela instituição. Desde 2016, integra o “grupo de alunos” que atua no Núcleo de Material do Tekoa, através do qual vem ajudando a elaborar materiais especializados, dentre outros,  a caixa operatória para as provas piagetianas. Nesse Núcleo, tem colaborado para as publicações da Akadémia (plataforma online de investigação científica no campo da psicopedagogia do Tekoa). Desde outubro de  2018, é membro do Grupo Tekoa, a equipe efetiva da instituição e também do GP- Tekoa, grupo de pesquisa da instituição que tem realizado  um estudo sistemático,  de cunho experimental, que investiga o postulado teórico para o campo da psicopedagogia chamado de  Noologia Estruturalista. Está desenvolvendo a sua monografia de formação sobre o tema: “ A dificuldade no processo de alfabetização em meninos das séries iniciais”.

 

Minha Ligação com o Tekoa

Procurei o Tekoa, pois sempre me interessei pela aprendizagem humana e por minha formação continuada. A formação singularizada através de módulos avulsos, se encaixou ao meu estilo de vida e contribuiu para minha trajetória profissional. Encontrei no Tekoa, um laboratório de estudos e pesquisas que aprofunda e instiga a aprendizagem, abrindo novos horizontes e contribuindo para minha formação.

Ao longo de minha atuação enquanto docente, sempre me intrigou o fato de algumas crianças apresentarem bastante facilidade diante da aprendizagem, enquanto outras demonstravam tantas dificuldades em avançar. Os variados rótulos sempre me desagradaram, por enquadrarem o sujeito de forma estanque, a repercutir de forma negativa em seu potencial, possibilidades e capacidades intrínsecas. Prefiro olhar as possibilidades que a saúde aponta, ao invés das limitações impostas por nomenclaturas de doenças. Somos seres em constante transformação. Escola e família podem ser facilitadores ou geradores de problemas na aprendizagem. Enquanto alunos, aprendemos a partir de identificações com nossos ensinantes.

O Tekoa, nosso Centro de Estudos da Aprendizagem, se fundamenta na psicanálise e na psicologia cognitiva piagetiana, trazendo um viés singular à Psicopedagogia.

Como mestres inspiradores, temos Jorge Visca e Sara Paín, nossa conselheira e colaboradora cientifica!