Maria Luiza Oliveira Castro de Leão

Diretora do Tekoa, psicopedagoga, professora, pesquisadora do GP-Tekoa. Membro da Equipe Efetiva desde 1999.

Fundadora e diretora do Tekoa, instituição onde realiza atendimento psicopedagógico a indivíduos, grupos, instituições e comunidades, exerce uma docência na formação de profissionais e dirige o GP-Tekoa (grupo de pesquisa).

FORMAÇÃO: 
Doutorado e D.E.A (diploma de estudos aprofundados- mestrado) e em Ciências da Educação. Paris V. Sorbonne, sob a direção de Gérard Vergnaud e Sara Pain; com especialização em psicopedagogia clínica sob direção de Jorge Visca (do CEP- Centro de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires) e formação em técnicas corporais sob orientação do centro “Rio Abierto” de Buenos Aires e do grupo Coringa (RJ) – Graciela Figueiroa. Graduação em Educação pela Puc-Rio. Dedica-se especialmente ao estudo da Noologia Estruturalista, um postulado teórico para o campo da psicopedagogia que privilegia a investigação da articulação entre a psicanálise e a psicologia genética para a compreensão do pensamento no ato de aprender, conhece e conceituar, base dos estudos sobre os sintomas da aprendizagem e de outros fenômenos dessa área do conhecimento.

Currículo Lattes 

Contato: mluizaleao@tekoa-aprendizagem.com.br

TRABALHOS NO TEKOA
– Atendimento psicopedagógico junto a indivíduos, famílias, grupos, instituições e comunidades
– Supervisão  psicopedagógica e psicopedagogia didática
– Orientação profissional
– Docência dos módulos Básicos:
Módulo I – Introdução à Psicopedagogia
Módulo II – Psicopedagogia Preventiva e Institucional de Intervenção Escolar
Módulo III – Psicopedagogia Terapêutica “A Teoria e a Prática da Psicopedagogia Clínica”
Módulo VIII -Psicologia Social Parte II/ Vivência:“ A Teoria e Técnica de Grupo Operativo”
Módulo XII -Orientação psicopedagógica para monografia
Módulo XIII – Estágio Supervisionado em Atendimento
Módulo XIV – Prática Supervisionada de Pesquisa

– Módulos Complementares:
A Psicopedagogia e a Comunicação e Expressão
A Psicopedagogia e as Ciências Físicas e Biológicas
A Psicopedagogia e os Estudos Sociais
A Psicopedagogia e a Matemática

AUTORIA:
– Do livro “O Pensamento Teórico do Tekoa – A turbulência no campo da Psicopedagogia, A noologia estruturalista, As ciências experimentais: uma pedagogia da turbulência”. 2013, Editora Publit.
–  Da elaboração teórico-epistemológica de um postulado para  psicopedagogia chamado “Noologia Estruturalista”
– Da pesquisa teórico-experimental sobre a o pensamento no ato de aprender, tomado como uma estrutura estruturante; investigação focada nas leis da articulação entre o sistema lógico-conceitual e o sistema desiderativo- simbólico-dramático (do domínio da noologia estruturalista)
– Da pesquisa teórico-experimental sobre os “Momentos de turbulência: a desequilibração cognitiva e sua significação dramática”. Momentos do processo de construção dos conhecimentos onde ocorre desestabilização cognitiva, a transformação e a reconstrução e seu impacto dramático – Estudo defendido como tese de doutorado.
– Do projeto de intervenção institucional escolar: “Uma abordagem existencial e construtivista para a psicopedagogia institucional”.
– De material especializado: “Linhas do Tempo” e “Espaço e Movimento Familiar / Espaço e Movimento no Trabalho” – técnicas psicopedagógicas
– Da “Pedagogia da Turbulência” e da didática:  “Ciências Experimentais” de inspiração construtivista.

 

Minha Ligação com o Tekoa

“O TEKOA É, PARA MIM, REALIZAÇÃO. Constitui a síntese de um processo que começou há muito tempo… Desde que me conheço por gente brinco de “ensinagem” dos modos mais divertidos, no sentido da experimentação e utilização do corpo. Aos nove anos, já tinha minha escolinha onde pude introduzir irmãos, primos e vizinhos no processo de alfabetização.

O Tekoa é antes de tudo uma escola de psicopedagogia e tem uma forma própria de atuar. Nossa intervenção apoia-se numa investigação que envolve desde o corpo como recurso e objeto de aprendizagem, passando pelo sujeito do desejo, pelo sujeito da intelecção, pelo sujeito do conhecimento, indo até o conhecimento, propriamente dito, em sua história, função e transmissão. Assim, procuramos aprofundar a reflexão do ato de aprender em seus aspectos subjetivos (simbólico e lógico), e em seus aspectos objetivos, o estudo dos conhecimentos, privilegiando as articulações.

O Tekoa é, para mim, uma obra de arte que não para de se recriar. As pessoas (tanto os profissionais como os clientes) têm, nesse centro de aprendizagem, um espaço para procurarem-se na tarefa e no aprender. Aqui, as atividades vão se constituindo de forma orgânica para as quais o desejo  e a reflexão intelectiva são elementos fundantes para a criação e organização e que  têm, como alicerces, um enquadramento firme e um pensamento bem fundamentado em pesquisas teóricas e práticas constantes.”