Em 17 de setembro de 2011, por ocasião das jornadas comemorativas dos 15 anos do Tekoa, foram lançados os selos de certificação de qualidade para os produtos elaborados à luz do pensamento da instituição como escola de psicopedagogia.
Qual é a luz do pensamento Tekoa?
Abordar os fenômenos da aprendizagem humana numa postura estruturalista e construtivista (interacionista, dialética), questionando a existência do ser que aprende, os processos e os produtos dessa aprendizagem. Nas suas investigações científicas, prioriza o pensamento no ato de aprender, conhecer e conceituar, apoiando-se numa articulação teórica entre a psicologia piagetiana e a psicanálise. A luz do pensamento Tekoa recai também, além da investigação do ser que aprende, sobre o contexto de interação e construção do pensamento do sujeito aprendente (escola, família, comunidade); e ainda ilumina os produtos dessa interação, que são os próprios conhecimentos e a cultura. Uma investigação aprofundada no campo da aprendizagem humana vem dando luz a uma investigação teórica sobre a aprendizagem humana, qualificando o campo da psicopedagogia. O estudo sobre os momentos de turbulência: a desequilibração cognitiva e sua significação dramática, tese de doutorado defendida por Maria Luiza Leão, deu a luz à Noologia Estruturalista, um postulado teórico para o campo da psicopedagogia, lançado formalmente em 2008 no 2º Simpósio de Investigação Teórica no Campo da Psicopedagogia.
Para livros, livretos, álbuns. Exemplos: Álbum “Linhas do Tempo” de Maria Luiza Leão.
Livreto “Espaço e Movimento Familiar” e “Espaço e Movimento no Trabalho”: Técnicas projetivas psicopedagógicas de Maria Luiza Leão. Caixa das provas operatórias de Piaget.
Para eventos. Exemplo: Sarau de Produções Poéticas.
Poliflox, Multiplix e Tat’nanum de Celso Wilmer.