O Tekoa é visceralmente ligado à SARA PAIN, conselheira cientifica da instituição, uma vez que sua teoria da Ignorância, que pressupõe duas estruturas (a lógica e a dramática) “tecendo” o pensamento humano em “desconhecimento mútuo”, constitui um dos pilares do discurso teórico-epistemológico do nosso centro de estudos da aprendizagem.
Nossa colaboradora científica desde a inauguração do Tekoa (em 1996) tem se mostrado bastante presente nas iniciativas da instituição, uma vez que, apesar da distância (Sara habita na França), Maria Luiza Leão tem mantido contatos anuais com Pain (na França) para trocas científicas e para a manutenção de uma forte amizade.
O último ano em que Pain pisou na Américas foi 2008. Depois parou de viajar para fora da França. Antes vinha regularmente ao Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul – e à Argentina. Fez grandes amizades e realizou muitas trocas intelectuais e ainda é ativa. Dentre as suas assíduas correspondentes se destacam Sonia Parente (SP), Esther Grossi (RS), Maria Luiza Leão (RJ), Apparecida Mamede (RJ) e com Alicia Fernandes (Argentina) até 2015, ano de sua morte.
Desde a inauguração da Akadémia (plataforma on line de divulgação científica do Tekoa), em 2016, Sara vem publicando artigos exclusivos nessa plataforma.
Baseados em suas ideias, articuladas a de outros autores, e nas constantes pesquisas empreendidas pela instituição, temos elaborado uma orientação teórica segura para as atividades do Tekoa voltadas para a qualificação de profissionais (formação, supervisão e psicopedagogia didática), para nossas intervenções institucionais e clínicas e, com ênfase especial, esses estudos tem sido suporte de nossas investigações científicas.
Sara Pain foi co-diretora da pesquisa de doutorado de Maria Luiza Leão: “Os Momentos de Turbulência: a desequilibração cognitiva e sua significação dramática” e, desde então, tem nos prestado valiosa contribuição cientifica nas pesquisas relativas ao nosso postulado teórico para o campo da aprendizagem humana: A noologia estruturalista.
A noologia estruturalista constitui um postulado teórico para o campo da psicopedagogia, apresentado pela primeira vez em 2006 (nos 10 anos do Tekoa) e formalmente em 2008 , com o aval de Sara Pain, por ocasião do 2º simpósio do Rio de Janeiro e 1º encontro internacional de investigação no campo da psicopedagogia . Tal conhecimento teórico que vem sendo pesquisado experimentalmente e construído sistematicamente pelo GP-Tekoa (grupo de pesquisa da instituição) desde 2014. Suas últimas proposições, sempre discutidas com Pain, foram apresentadas no 3º simpósio de investigação e 2º encontro internacional de investigação no campo da psicopedagogia (2016).
Sobre Sara Pain
Sara Pain, nasceu em Buenos aires em 1931 e reside na França desde 1977. Doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e em Psicologia pela Universidade de Neuchâtel, Suíça, com a tese defendida “La Psicogénesis de la Funciones Lógicas de Combinación y Permutación”.
Foi professora de psicologia na Universidade Nacional de Buenos Aires e Mar del Plata, é Professora de filosofia e letras pela Universidade de Buenos Aires. Foi professora da Universidade Paris XIII e da Faculdade de Psicologia em Tolouse.
Trabalhou para a Unesco em missões de assessoria relacionadas a problemas de inteligência e aprendizagem. Participou da formação e da pesquisa em várias universidades e centros de educação na França, no Brasil e na Argentina, sendo responsável por múltiplas conferências, palestras, cursos e intervenções em eventos científicos no campo da Psicologia do Conhecimento, da Aprendizagem (psicopedagogia) e da representação artística.
No Brasil, é consultora científica do Tekoa, Centro de Estudos da Aprendizagem , do Rio de Janeiro. Foi consultora também do projeto Geempa (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação) de Porto Alegre e do Cevec (Centro de Estudos Educacionais Vera Cruz e da Escola Experimental), em São Paulo.
Sara Pain é co-fundadora e presidente do Atepp-Cefat (Ateliê de arteterapia. Paris), onde participa regularmente do ensino da instituição (diretora e professora do curso de formação em Arterapia desde 1981) e da elaboração da revista “Chantiers d’art-thérapie”.
Publicações:
NuevaVision, Buenos Aires 1969.
– Psicometria Genética Ed. Nueva Vision, Bs As, 1971, publicação em inglês e português (Ed A Casa o Psicólogo, São Paulo).
– Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem Ed. Nueva Vision, Bs As, 1973, publicação em francês e português (Ed Artes Mèdicas).
– Programação Analítica para a iniciação escolar (Ed Nueva Vision).
– Programação Psicopedagógica para o primeiro ciclo escolar. (Ed Nueva Vision).
– A Função da Ignorância Ed Peter Lang Verlag, Berna 1989, tradução para o espanhol e português (Ed Artes Médicas).
– “Sur les traces du sujet”. Delachaux et Niestlé, Genève, 1994. Tradução em espanhol e em português (Ed Artes Médicas)
– En Sentido Figurado (Ed. Paidos), 2008.
Mais sobre as atividades profissionais exercidas por Sara Pain:
– Diretora do Centro de Aprendizagem do Serviço de Psicopatologia do Hospital Pineyro, Buenos aires, 1972 – 1976.
– Diretora do departamento de orientação psicológica da Universidade de Mar del Plata, 1970 – 1975.
– Consultora da UNESCO (1879-83). Missão Panamá e Venezuela.
– Consultora do Ministério de Educação da cidade de Córdoba (Argentina), à partir de 1984.
– Supervisora de serviços pedagógico-terapêuticos do CREAI de Toulouse, 1989 – 1999.
– Supervisora do Serviço de Pediatria do Hospital de Soissons, 1990 – 1995.
– Supervisora de cursos de aperfeiçoamento em diversas instituições de assistência psico-educativa.
PARTICIPAÇÕES DE SARA PAIN NAS ATIVIDADES DO TEKOA
Setembro de 2000: “1º Simpósio do Rio De Janeiro de Investigação no Campo da Psicopedagogia“.
Junho de 2005: membro do júri da defesa da tese de doutorado de Maria Luiza O. C. de Leão em “Sciences de l’Education”. Paris V. Sorbone: “Les moments de turbulence: la déséquilibration cognitive et sa signification dramatique”.
Maio de 2005: “Conversas com Sara Pain“.
Abril de 2008: “2º Simpósio do Rio De Janeiro e 1º Encontro Internacional de Investigação no Campo da Psicopedagogia“.
Abril de 2008: “Entrevistando Sara Pain“.