[kc_row use_container=”yes” _id=”43262″][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”182369″][kc_column_text _id=”821081″]
Nos dias 15 e 16 de outubro de 2022, realizamos a segunda edição do TEKOA RURAL, espaço privilegiado para workshops.
O evento recebeu alunas do Tekoa, integrantes do GP-Tekoa e profissionais de psicopedagogia.
“UMA IMERSÃO NA PSICOPEDAGOGIA DO TEKOA.
Avaliação da objetividade e subjetividade do aprendente.
ESTUDO E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS PSICOPEDAGÓGICAS para clínica, para escola e para grupos de trabalho.
Aprofundamento teórico-prático. Recursos de avaliação diagnóstica:
• provas operatórias piagetianas
• técnicas projetivas psicopedagógicas”
Na Chácara Maria Rosa, em Valença, Rio de Janeiro, as participantes vivenciaram atividades e experiências, num mergulho na teoria e na prática da psicopedagogia do Tekoa.
Uma bela experiência de aprendizagem coletiva em dois dias de estudos, trocas, aprofundamentos teóricos e práticos da psicopedagogia praticada por nós. Muito aprendizado e experiências incríveis para as participantes!
[/kc_column_text][/kc_column][/kc_row][kc_row use_container=”yes” _id=”292196″][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”542760″][kc_column_text _id=”256715″]
COMENTÁRIOS DAS PARTICIPANTES
“O encontro deste fim de semana tem um forte impacto para o meu desenvolvimento profissional, uma vez que, me deu um novo direcionamento teórico para melhor embasamento da minha prática. Assim como, também conheci novas técnicas para endossar meu trabalho.” Luciana Santiago
“Para mim, este foi um final de semana extremamente engrandecedor. Me senti mais perto da psicopedagogia na prática e saio daqui com uma enorme curiosidade e motivação para aprofundar meus estudos e chamar de minha essa profissão.” Denise Monteiro
“Aprendi a observar cada detalhe do desenvolvimento humano em relação ao desenvolvimento corporal, emocional e cognitivo. E que todos esses desenvolvimentos fazem parte (ou seja), auxiliam a aprendizagem.” Milena Peixoto
“Comecei aprendendo que o pré-evento já faz parte da aprendizagem, onde além da apropriação do roteiro detalhado (um enquadramento caprichado), recebemos tarefas para realizarmos durante o percurso. Assim, os radares foram acionados e, incorporadas de nossas identidades de aprendentes que estudam e aplicam o conhecimento sobre a aprendizagem. Fizemos nossa viagem imersas nessas percepções. Aproveitando do termo “incorporadas de nossas identidades”, nós psicopedagogos em formação, chegamos e fomos logo convidando os nossos corpos para chegarem também, dentro da mesma proposta de mesclar a teoria com o lúdico, vivenciada em todas as demais etapas.
Começou assim a continuação desse mergulho na compreensão de como acontece a articulação entre o aspecto lógico e o desiderativo no aprender.
Aprendemos as provas operatórias e outras testagens para medir em que estágio se opera e como usar esse conhecimento.” Beatriz Padilha
[/kc_column_text][/kc_column][/kc_row][kc_row use_container=”yes” _id=”332626″ cols_gap=”{`kc-css`:{}}” force=”__empty__” css_custom=”{`kc-css`:{`any`:{`box`:{`margin|`:`1px 1px 1px 1px`}}}}”][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”885141″][kc_image_gallery columns=”5″ image_size=”thumbnail” alt_text=”__empty__” _id=”49631″ images=”5467,5458,5457,5462,5460,5461,5459,5466″ type=”grid” click_action=”lightbox” css_custom=”{`kc-css`:{`any`:{`image-style`:{`border-radius|img`:`1px 1px 1px 1px`,`margin|.item-grid`:`1px 1px 1px 1px`}}}}” overlay=”yes” icon=”fa-plus”][/kc_column][/kc_row]