[kc_row use_container=”yes” _id=”812229″][kc_column width=”12/12″ video_mute=”no” _id=”587382″][kc_column_text _id=”30452″]
No dia 04 de julho de 2009 (sábado) aconteceu no Tekoa o Encontro Institucional, com o tema “Transferências e Turbulências“.
PROGRAMA:
– MOMENTOS DE TURBULÊNCIA – com foco na questão da metodologia experimental no campo das ciências humanas, em especial da psicologia (psicopedagogia): Maria Luiza Leão .
– INTERLOCUÇÃO SOBRE A PESQUISA EXPERIMENTAL: Prof. Fernando Gouvêa / DEBATE.
– Dinâmica “MULTIPLIX” – jogo de aritmética e simetria. Apresentação do jogo Poliflox e do Tat’nanum: Prof. Celso Wilmer.
– Dinâmica “ESPAÇO E MOVIMENTO FAMILIAR” – técnica projetiva psicopedagógica. Anne Marie Boyuer e Maria Luiza Leão.
– REFLEXÃO SOBRE A TEORIA DO PENSAMENTO NO ATO DE APRENDER (apoiada nas dinâmicas).
– TRANSFERÊNCIA E A DIMENSÃO DRAMÁTICA DA PSICOPEDAGOGIA: Anne Marie Bouyer e Lucia Izabel Mello Soares.
Alguns comentários:
“Nossa… e como! Foi ótimo!!! Me apaixonei pelas questões que estou levando para casa e o Celso que me instigou com a sua teoria de música e matemática… Dessa tarde saio com vontade de aprender mais”.
“A forma como o conhecimento foi transmitido e trocado foi muito estimulante e dinâmica”.
“Foi muito rico… para além das minhas expectativas. A cada encontro institucional constato o quanto é importante esses momentos de trocas intelectuais que além de trazer conhecimento e reflexão, une mais as pessoas…”
“Me pareceu que o professor Fernando tinha já afinado o discurso dele com o nosso do Tekoa. Sua participação e exposição trouxe um brilho especial para a reflexão sobre as práticas de pesquisa na área de psicopedagogia”.
“Com a experiência da turbulência pudemos pensar em como a escola age e como deve agir para a criação do verdadeiro espírito e pensamento científico. E também o quanto essa instituição pode castrar ou propiciar o espírito real de investigação”.
“Houve ótima participação de todos que demonstraram disponibilidade e prazer. A abertura do encontro para outras pessoas foi uma ótima inovação”.
“Quando falei dos brinquedos informativos, me senti satisfeito com o interesse e o brilho nos olhos das “meninas” do grupo. Senti interesse sobre a discussão sobre a Noologia já que me agrada; a conciliação entre as abordagens cognitiva e desiderativa”.
“Parabenizo a iniciativa da instituição pelo trabalho tão importante de abrir espaço de auto-reflexão e estudo de conteúdo, de não deixar que os conhecimentos e experiências não sejam compartilhados. (…) Que esses encontros sejam uma constante no caminho da instituição”.
[/kc_column_text][/kc_column][/kc_row]